Pular para o conteúdo principal

Escola adota conteúdo de concurso público desde a 5ª série no DF

Alub tem 5 unidades de ensino fundamental e médio e outras 3 de cursinho.
Objetivo é 'formar cidadãos conscientes dos direitos e deveres', diz direção.

 Um colégio particular de Brasília adotou uma disciplina nada convencional a partir deste ano: nas cinco unidades, os 3,4 mil estudantes de ensino fundamental e médio recebem noções de direito e de educação financeira. A direção afirma que o objetivo é formar cidadãos mais conscientes, mas os alunos se dizem mais confiantes por estarem aprendendo conteúdos cobrados em concursos públicos. 

O projeto, chamado Cidadania e Ética, foi pensado a partir de conversas com os responsáveis pelos alunos. "Os pais comentavam isso conosco, que os meninos achavam que tinham muitos direitos, mas pouco sabiam dos próprios deveres. Sem interferir na grade tradicional, decidimos acrescentar esses conteúdos, e o resultado tem sido muito positivo", diz o diretor-geral do Alub, Alexandre Crispi.

Entre as noções passadas para os alunos desde a 5ª série estão direitos humanos, direito do consumidor, Código de Trânsito, Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatudo do Idoso. As aulas, que ocorrem duas horas por semana, também abordam noções de economia.

Aluna do 2º ano, Felícia Aguiar afirmou que a inovação agradou a turma. "A gente está nessa fase de escolher o que quer para o resto da vida. Eu me sinto em vantagem, porque, se eu decidir fazer concurso público, já vou sair da escola com um conhecimento que só teria em cursinho específico para isso", afirma.

O colega Pedro Paulo Cruz diz ter a mesma impressão. Segundo o estudante, a ideia que ele tinha sobre direito até o início das aulas era de algo "tedioso", mas a opinião mudou semanas depois.



Comentários

Mais lidas

Cadastro de Currículo Grupo Orletti

O Grupo Orletti lança seu banco de currículos on-line, para vagas de emprego ofertadas pelas empresas participantes do grupo. Empresas do grupo: FORD NOVA - São Mateus-ES; ORVEL - São Mateus , Linhares, Jaguaré, Nova Venécia e Pinheiros (ES). Nanuque, Almenara, Salinas e Teófilo Otoni (MG); FIAT BELLE - Colatina e Barra de São Francisco. Para ter acesso às vagas, basta acessar www.grupoorletti.com.br ,  clicar em "Trabalhe conosco", e se cadastrar com CPF, e-mail e senha gratuitamente. FONTE: Contato da empresa

Inscrições DT-SEDU-ES / Empregos em São Mateus

Sedu abre inscrições para DT nesta terça-feira (09) Começam   nesta   terça-feira   (09) as   inscrições   para   seleção   e   contratação   em regime de   Designação Temporária   (DT) de   profissionais   do   magistério   habilitados   para   atuação   nos   projetos   em atendimento   às   necessidades   da   educação   básica   estadual . As   inscrições   serão   realizadas exclusivamente   por   meio   eletrônico , no site   da   Secretaria   de   Estado   da   Educação   ( Sedu ), www.sedu.es.gov.br , no período de 09 a 15 de outubro, das 10   às   17 horas. O candidato poderá realizar até duas   inscrições , podendo optar   por   um projeto, uma disciplina e dois municípios em cada inscrição. No ato   da   inscrição, o candidato deverá informar nome completo, data de nascimento (dia, mês e ano), CPF, carteira de identidade, endereço residencial completo, projeto, disciplina e município em que pretenda atuar. A ficha de inscrição deverá ser impressa pelo candidato e apr

SERVIDOR PÚBLICO POSSUI REGISTRO EM CARTEIRA?

Muita gente não sabe, mas servidores públicos efetivos ou mesmo os nomeados em designação temporária não possuem registro em CTPS. A exceção fica por conta dos servidores empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista, a exemplo dos Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Petrobrás, etc.. Estes possuem registro, sendo regidos pela CLT. O fato curioso é que muitos pensam que não ter uma carteira assinada nessas condições apresentadas é algo ruim, o que carece de análise mais sóbria! rs Isso porque os direitos e remunerações do servidor público em diversos casos são mais vantajosos que os dos empregados regidos pela CLT, logo, há uma falsa impressão de desvantagem em ser servidor por não possuir registro em carteira. Não vou me ater aos detalhes do que seria ou não vantagem, pois essa análise é muito subjetiva, e o meu objetivo aqui é apenas abordar a questão do registro em CTPS. Então, o que o servidor público tem como garantia de vínculo?! Bem, os servid